As peneiras para definir os atletas que representarão as equipes na 1ª Taça das Favelas de Jundiaí estão previstas para este sábado e domingo em vários bairros da cidade. O congresso técnico será na quarta-feira, 2 de agosto, no Expressa Jundiaí (antigo Complexo Fepasa), junto com a entrega da documentação e o sorteio dos jogos. A primeira rodada no sábado, dia 5, está prevista para o CECE Dal Santo.
Inicialmente a competição estava prevista para o CECE Romão de Souza, na Colônia, mas após uma sugestão da Prefeitura e uma vistoria técnica dos responsáveis pela competição – Central Única das Favelas (CUFA) e TV Tem – ficou definido o novo local.
A vistoria foi nesta terça-feira (25), com Rodrigo Arantes (coordenador de eventos da TV Tem), Eriana Moraes (setor de eventos TV Tem), Eduardo Araújo (setor de eventos da TV Tem), Eduardo Ramalho Festa (presidente da Cufa Jundiaí), Sidnei Miguel (coordenador de esportes da Cufa Jundiaí) e Marcelo Nitsch (gestor da adjunto da Unidade de Gestão de Esportes e Lazer da Prefeitura de Jundiaí).
É a primeira vez que a cidade recebe a edição regional do maior torneio de futebol com times formados em bairros em situação de vulnerabilidade social. A competição reúne anualmente mais de 100 mil jovens, entre homens e mulheres, em todo o Brasil.
Desde sua primeira edição, em 2012, a Cufa já contabiliza cerca de 500 jovens que ingressaram no futebol profissional através da Taça das Favelas, transformando a vida de muitas famílias.
No dia do lançamento, o prefeito Luiz Fernando Machado falou da satisfação da cidade em receber um evento como esse. “É uma felicidade muito grande Jundiaí receber e potencializar um evento como esse. Acredito no esporte como agente transformador. Muitas crianças e jovens apenas aguardam uma oportunidade como essa para se tornarem exemplo para tantos outros. A Cufa faz um trabalho essencial junto às comunidades e nós, como poder público, colaboramos para que os projetos se concretizem”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.
Eduardo Ramalho, o Festa, presidente da Cufa Jundiaí, destacou também que o objetivo da competição é a promoção da inclusão social através do esporte. “É uma oportunidade de promover a integração das comunidades, a ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas”, disse.
Times inscritos
Masculino: Varjão, Meias Aço, Santa Gertrudes, Vila Ana, Fepasa, Tamoio, Vista Alegre, Novo Horizonte, Ivoturucaia, Vila Marlene/Tulipas, Nambi, Vila Maringá, São Camilo, CKP, Água Doce e seleção convidada Vila Popular (Várzea Paulista).
Feminino: Varjão, Meias Aço, Santa Gertrudes, Vila Ana, Fepasa e Tamoio.
PRÓXIMAS ETAPAS DA TAÇA DAS FAVELAS JUNDIAÍ-2023
DIPES (PENEIRAS): 29 E 30 DE JULHO
CONGRESSO TECNICO II: 2 AGOSTO – QUARTA-FEIRA
INÍCIO DOS JOGOS
05/06 Agosto – Oitavas – MASC
12/13 Agosto – Quartas – MASC/FEM
19 Agosto – Semi MASC/FEM
26 Agosto – Final MASC/FEM
LOCAL: SEDE DA TAÇA – C.E.C.E. DAL SANTO – Vila Rami, Jundiaí
Para o esclarecimento de dúvidas e mais informações, é possível entrar em contato pelo e-mail: tacadasfavelasjundiai@gmail.com ou ainda pelo telefone (WhatsApp) (11) 942207871.