A atleta Maria do Carmo Viana dos Santos, ao competir na prova dos 3.000 metros de marcha atlética, no dia 11 deste mês, quebrou os recordes estadual e brasileiro da categoria 60 a 64 anos, que durava 13 anos.
Ao finalizar sua participação na 4ª etapa do Circuito Paulista Open de Atletismo, em São Bernardo do Campo, concluindo a prova em 20 minutos e 42 segundos, Maria do Carmo baixou o recorde anterior em 45 segundos.
“Planejamos sua participação com o objetivo de obter o índice para os Jogos Abertos do Interior, que é de 23 minutos e 30 segundos e, conforme a prova foi se desenvolvendo, a cada volta que ela dava, começamos a pensar na quebra destes recordes, devido ao excelente condicionamento apresentado”, comentou o técnico Robson Mian.
“Ao finalizar, havia a certeza de que ela havia conseguido os dois objetivos. Mas, em relação aos recordes, foi necessário aguardar a atualização destas marcas, como é de praxe, pois são diversas competições ocorrendo pelo Brasil afora, e poderia acontecer de alguma atleta ter sido melhor que ela, em algum lugar do país. Mas, para a nossa felicidade, no dia de hoje, 21 de maio, a marca obtida foi homologada”, completou o técnico.
“Fico muito feliz em escrever meu nome na história do atletismo brasileiro, como recordista. É uma satisfação muito grande, que me motiva ainda mais a continuar treinando e buscar melhorar ainda mais minhas marcas. Foi um tempo muito bom que conquistei, mas pretendo melhorá-lo ainda mais e bater outros recordes. Agora que senti o gostinho disso, não pretendo mais parar”, afirmou a atleta.
Maria do Carmo tem várias conquistas ao longo de sua grande jornada esportiva e, especificamente na marcha atlética, tem medalhas em Jogos Regionais e Abertos, em que sagrou-se campeã em 2022, em São Sebastião.
Foi o terceiro recorde brasileiro do atletismo jundiaiense neste ano: dois com a Gislaine Cristina de Sá, no salto com vara, e este da Maria do Carmo, na marcha atlética.