Final da Taça das Favelas neste sábado (126) tem previsão de grande público no Jayme Cintra

Publicada em
O gestor de Esportes e Lazer, Luís Claudio Tarallo, durante visita técnica ao estádio Dr. Jayme Cintra

Depois de muita emoção na fase eliminatória, a 1ª Taça das Favelas de Jundiaí chega à final neste sábado (16), com as decisões do torneio feminino e do masculino, a partir do meio-dia, no estádio Dr. Jayme Cintra. O evento foi organizado pela Central Única das Favelas (Cufa) Jundiaí e pela TV Tem, com amplo apoio da Prefeitura de Jundiaí.

As festividades começam mais cedo, com a entrega de medalhas a todos os participantes da competição e dos troféus aos vencedores da Série Prata, a partir das 11 horas.

Na sequência, às 12h, a decisão do feminino envolve as comunidades da Vila Ana e do Jardim Tamoio.

Depois, às 14h10, a decisão do masculino entre Vila Popular, de Várzea Paulista, Fepasa, de Jundiaí. Para esta partida, a previsão é de uma grande torcida, já que as torcidas dos times amadores de Várzea Paulista se uniram para formar uma caravana de ônibus e carros para apoiar a equipe da Vila Popular. Já a Fepasa contará com o apoio das demais torcidas das comunidades de Jundiaí que participaram da Taça das Favelas.

Para organizar todo esse evento, estarão em ação a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), que está cuidando da estrutura do evento em geral, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), que vai fazer o transporte de todos os 550 atletas das várias comunidades de Jundiaí, Guarda Municipal (GM), responsável pela segurança, e Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), que cuidou da comunicação visual. A Polícia Militar também confirmou apoio com a segurança no entorno do estádio.

“Acredito no esporte como agente transformador de vidas. Muitas crianças e jovens apenas aguardam uma oportunidade como essa para se tornar exemplo para tantos outros. A Cufa realiza um trabalho essencial junto às comunidades e nós, como poder público, colaboramos para fazer com que os projetos de concretizem”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.

Para Eduardo Ramalho, o Festa, presidente da Cufa Jundiaí, o evento foi a demonstração clara de que a população das comunidades merece esse espaço. “Oportunidade não apenas de disputar um torneio, mas de dar visibilidade a todas as comunidades. Isso não tem preço.”

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, ressaltou o desafio a ser mantido para o futuro. “Quando dizemos que é a cidade das crianças, estamos dizendo isso porque oferecemos uma infância com todas as possibilidades, porque temos planejamento para a adolescência, para a juventude, ajudando cada uma delas a se inserir no mercado de trabalho e na vida adulta. É assim que fazemos e é assim que temos de continuar fazendo.”

O gestor de Esportes e Lazer, Luís Cláudio Tarallo, destacou ainda a importância do esporte na vida de cada criança e adolescente. “Essa é uma demonstração de quanto o esporte motiva as crianças, os adolescentes e os jovens. Esporte é qualidade de vida, mas, ao mesmo tempo, é interação social, é confraternização.”

Reunião com GM, Transporte, Esportes e dirigentes da Cufa no Paço Municipal para discutir detalhes